Agência Panafricana de Notícias

Tunísia lança Rádio contra corrupção

Túnis, Tunísia (PANA) – A Instância Nacional Tunisina de Luta contra a Corrupção lançou oficialmente, esta segunda-feira, uma rádio denominada “Rádio Transparência”, que tem por missão revelar e denunciar os casos de corrupção em todas as suas formas, na Tunísia.

A corrupção tornou-se numa realidade, na Tunísia pós-2011, e afeta as empresas e os serviços públicos, apresentando-se sob várias formas das quais o tráfico, o suborno, a corretagem, o branqueamento de dinheiro, a delapidação de fundos públicos e o abuso do poder.

A "Estou Acordado", uma organização nacional de luta contra a corrupção, indicou, num relatório a 1 de agosto passado, que 67 porcento dos Tunisinos entendem que a corrupção proliferou e 64 porcento consideram que o Governo não trata seriamente a questão da corrupção no país.

O presidente da organização, Chawki Tabib, considera  que “a corrupção na Tunísia se tornou num flagelo e, se continuar, vai destruir as bases do Estado, que vai transformar-se num Estado mafioso”.

Por seu turno, o coordenador residente da ONU na Tunísia, Diego Zorrilla, saudou recentemente os esforços feitos pela Tunísia para lutar contra a corrupção e o compromisso de várias empresas e dos três poderes de reforçar este procedimento.

Indicou que a ONU presta apoios técnico e financeiro no acompanhamento de várias empresas na luta contra a corrupção nos domínios da saúde, da segurança, das municipalidades e das alfândegas e para a adoção de programas de prevenção da corrupção.

-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 09dez2019