Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia deve iniciar, a 30 de maio corrente, negociações sobre o acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), anunciou sábado o diretor-geral para África do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros, Karim Ben Béchir.
A Assembleia dos Representantes do Povo tunisino (Parlamento) ainda não aprovou este acordo.
Béchir falava durante um debate organizado pelo Conselho de Cooperação tunisino-africano, em Sfax, orientado para as perspetivas de adesão da Tunísia à Comunidade Económica dos Estados da África Oriental e Austral (COMESA).
A Tunísia assinou, em março de 2018, o acordo sobre a ZCLCA, que visa lançar a maior zona de comécio livre no plano mundial.
As negociações que arrancam a 30 deste mês permitirão refletir sobre as diferentes etapas de execução do acordo que incide sobre bens e serviços, investimentos e a competitividade, prevendo a supressão dos obstáculos adunaneiros entre os países africanos.
A ZCLCA visa ainda duplicar os intercâmbios comerciais no interior do continente para as elevar em média anual para 35 biliões de dólares americanos, até 2021.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 19maio2019