Agência Panafricana de Notícias

Tunísia informa-se sobre evolução de dossié de dois diplomatas seus sequestrados na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Mehdi Jomâa, e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Mongi Hamdi, examinaram domingo com altos responsáveis do Governo líbio a evolução do dossiê de dois diplomatas tunisinos feitos reféns na Líbia.

Pouco antes da sua partida para Paris (França), para uma visita oficial, a partir desta segunda-feira, Jomâa e Hamdi tiveram um contacto telefónico com altos responsáveis do Governo líbio para se inquirirem sobre o estado da saúde dos dois diplomatas sequestrados e sobre os esforços líbios para a sua libertação, declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mokhtar Chaouachi.

O primeiro conselheiro da Embaixada de Tunísia em Tripoli, Laâroussi Gontassi, foi raptado no início de abril corrente por "desconhecidos", algumas semanas depois do rapto dum empregado da mesma missão diplomática, Mohamed Bencheikh.

Este último foi apresentado, num vídeo divulgado por um grupo denominado "Chabad Al Tawhid" (Juventude da Unicidade), implorando o Presidente tunisino, Moncef Marzouki, a negociar com os raptores para lhe salvar a vida.

Além disso, o porta-voz revelou que o chefe da diplomacia tunisina manteve encontros com embaixadores da Alemanha, de Marrocos, do Sudão e da Mauritânia na Tunísia, no quadro da iniciativa tunisina para a organização dum diálogo nacional entre os atores da cena política líbia.

Segundo o porta-voz citado pela Agência Tunisina de Notícias (TAP), estas reuniões enquadram-se nas concertações com estes países sobre os meios de garantir o êxito desta iniciativa.

-0- PANA BB/TBM/MAR/DD 28abril2014