Túnis, Tunísia (PANA) - O diretor-geral do Complexo Químico da Tunísia, Abdelwaheb Ajroud, anunciou, terça-feira, que o primeiro carregamento de fosfato importado pela Tunísia chegará da Argélia antes de finais de setembro corrente.
A importação de fosfato faz parte de um plano do Complexo Químico da Tunísia de importar 40 mil toneladas por mês, para garantir a continuidade da produção de fertilizantes químicos de forma normal, explicou Ajroud, citado num comunicado.
Segundo o responsável, o objetivo da opção de importação de fosfato é continuar a produção a um nível não inferior a 75 por cento da capacidade de produção que caiu nos últimos anos para 40 por cento.
A Tunísia, que ocupava o quinto lugar entre os produtores mundiais de fosfatos até 2010, vê-se assim obrigada a importar, pela primeira vez, na sua história, este produto do estrangeiro.
O setor de produção de stemineral registou, desde a revolta popular de 2011, movimentos de protesto que levaram à interrupção da produção, antes da sua cessação por muito tempo, acrescentou.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 16setembro2020