Tunísia impõe confinamento por gravidade de situação sanitária
Túnis, Tunísia (PANA) - Autoridades tunisinas impuseram, sexta-feira, um confinamento geral por uma semana, de 9 a 16 de maio corrente, devido à "gravidade" da situação epidemiológica devida ao coronavírus, soube a PANA de fonte oficial.
A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi, no final duma reunião da Comissão Nacional contra o Coronavírus.
“O nosso país está confrontado com a pior crise de saúde da sua história”, disse o líder tunisino, anunciando uma média de 100 mortes por dia para uma população de cerca de 11 milhões de habitantes.
“Famílias inteiras estão nos serviços de reanimação. Isso não pode mais continuar, senão colapso o nosso sistema de saúde”, alertou.
Durante uma conferência de imprensa, a porta-voz do Governo, Hasna Ben Slimane, enumerou várias medidas restritivas que entrarão em vigor durante o período de confinamento.
O horário do recolher obrigatório foi, assim, antecipado por três horas, para começar às 19 horas, em vez das 22 horas, até às cinco horas da manhã.
Além disso, locais de culto serão fechados e viagens entre as cidades proibidas, exceto em casos urgentes.
Autoridades sanitárias também proibiram eventos desportivos e culturais e ordenaram o fecho de mercados diários e semanais e todos os negócios, exceto lojas de alimentos.
O confinamento coincide com o Eid el Fitr, festa muçulmana que marca o fim do mês de jejum, o Ramadão.
-0- PANA BB/JSG/SOC/MAR/DD 7maio2021