Túnis, Tunísia (PANA) - As unidades da Marinha tunisina impediram seis tentativas de contrabando de migrantes para Itália, na sexta-feira à noite, revelou segunda-feira uma fonte de segurança na cidade de Sousse (140 quilómetros a sul de Túnis).
Três canoas tinham deixado as cidades de Sousse, Nabeul e Monastir (costas orientais do Sahel tunisino) com 64 tunisinos a bordo, incluindo uma mulher, todos com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, disse a mesma fonte.
Após investigação, verificou-se que seis dos imigrantes ilegais são procurados pela Justiça, incluindo por crimes de roubo e filiação em organização terrorista, acrescentou a fonte.
Imediatamente após o levantamento do confinamento sanitário geral, coincidindo com o início da estação do verão marcada pela melhoria das condições meteorológicas, no Mediterrâneo, as tentativas de migração clandestina da costa tunisina aumentaram significativamente e foram impedidas até agora mil e 200 migrantes.
Entre os vários factores que explicam o regresso dos "barcos da morte", apesar dos riscos associados a estas tentativas de migração clandestina, o mais significativo é o aumento do desemprego na sequência da propagação do coronavírus, levando à perda de empregos e à falta de perspetivas devido à crise económica do país, enfatizam os observadores.
-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/IZ 13julho2020