Túnis, Tunísia (PANA) - A Marinha tunisina frustrou seis novas tentativas de emigração ilegal para a Europa, tendo socorrido 40 emigrantes ilegais, incluindo dois jovens tunisinos.
Entre os socorridos estavam também migrantes de países subsaarianos, cuja embarcação avariou a 70 quilómetros ao largo das costas tunisinas.
As seis tentativas de migração ilegal foram abortadas durante a noite de 12 para 13 de março corrente, e foram detidas 128 pessoas, incluindo 33 de nacionalidade tunisina e outras de países a sul do Sara.
Segundo o porta-voz oficial da Marinha na província de Sfax, foram apreendidas quatro embarcações.
O Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais, em colaboração com organizações europeias da sociedade civil, publicou um comunicado, a 24 de fevereiro, no qual criticava a cooperação entre a Tunísia e a União Europeia em matéria de migração.
O Fórum e os seus parceiros europeus tinham considerado que esta cooperação "tomou um contorno perigoso que viola a soberania nacional da Tunísia e os direitos dos migrantes, ao transformar implicitamente a Marinha tunisina num ator ao serviço da Agência Europeia de Costas, ajudando a intercetar migrantes para além das águas territoriais tunisinas".
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/DIM/IZ 14março2021