Túnis, Tunísia (PANA) - As unidades da Marinha tunisina impediram nove tentativas de migração ilegal para a Europa, na noite de domingo, e prenderam 200 cidadãos tunisinos dos 16 aos 53 anos de idade, incluindo oito pessoas procuradas pelo sistema judicial pelo seu envolvimento em casos de direito comum e violência.
Segundo o porta-voz oficial da Gendarmaria tunisina, Hossameddine Jebabli, foram ainda apreendidas um soma de dinheiro em moeda estrangeira e local, dois barcos e 43 telemóveis.
Unidades de segurança na cidade de Sousse (140 km a sul de Túnis) prenderam igualmente 33 subsarianos, incluindo 10 mulheres e duas crianças de seis anos, que tentavam navegar clandestinamente para Itália.
Sete contrabandistas tunisinos que transportavam nacionais de países a sul do Sara foram capturados e cerca de 30 mil dinares tunisinos foram apreendidos.
Desde o fim do confinamento sanitário geral introduzido como parte da luta contra o coronavírus e a melhoria das condições climáticas no mar, as tentativas de migração clandestina aumentaram significativamente, marcadas pela detenção de mais de mil pessoas que queriam chegar ilegalmente a Itália.
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/IZ 30junho2020