Tunísia favorável ao envio de "capacetes azuis" à Líbia para controlar cessar-fogo
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia, que assume a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para janeiro corrente, exprimiu, segunda-feira, o desejo de ver a adotada uma resolução sobre o envio de capacetes azuis à Líbia para controlar o respeito pelo cessar-fogo no país.
"Esperamos a adoção, o mais cedo possível, de uma resolução para este efeito, pois precisamos deste mecanismo e isso depende das negociações entre as partes líbias e a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) e com base numa proposta do Secretário-Geral da ONU (Ant´prio Guterres)”, disse o representante permanente da Tunísia junto da organização universal, Tarek Ladeb, em conferência de imprensa virtual.
O embaixador dos Estados Unidos na Tunísia, Donald Blom, saudou segunda-feira, durante uma audiência com o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Othman Jerandi, o programa de trabalho mensal do Conselho apresentado por Ladeb.
Considerou "um sinal de reengajamento da comunidade internacional a favor do multilateralismo e dos ideais das Nações Unidas”, de acordo com um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros publicado segunda-feira.
Do seu lado, o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros saudou a coordenação prevalecente entre os dois países no seio do Conselho de Segurança sobre vários dossiês internacionais e regionais, nomeadamente a situação na Líbia.
Sobre este dossiê, Jerandi afirmou a importância ligada à conjugação dos esforços da Comunidade Internacional para permitir o êxito do diálogo político inter-líbio, de forma a reinstaurar a estabilidade neste país “irmão” e em toda a região.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/FK/DD 05jan2020