Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia exportou por por via marítima cerca de três mil toneladas de fruta para a Líbia, nos primeiros 20 dias de Outubro corrente.
De acordo com o chefe do departamento comercial do Agrupamento Interprofissional de Frutas, Tariq Tira, os exportadores têm aproveitado as três linhas de navegação abertas desde o início do mês, para transportar as suas mercadorias, principalmente romãs.
Assim, contornaram positivamente o encerramento da estrada que liga Ben Guerdane e Ras Jadir, desde o início de Setembro último, por manifestantes que exigiam a reabertura das fronteiras terrestres.
Outro carregamento de 1.200 toneladas de fruta, incluindo 700 toneladas de romãs, será enviada quinta-feira do porto de Sfax (sul da Tunísia) para Tripoli, acrescentou Tira, revelando que está previsto que outro navio saia de Sfax sexta-feira para a Líbia com 350 toneladas de fruta a bordo.
Segundo a mesma fonte, a Líbia representa o principal mercado para a venda da fruta tunisina, da qual absorve 30 por cento da produção.
-0- PANA BB/TBM/DIM/IZ 25out2020