Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia exportou, de outubro último a 15 de março corrente, mais de 81 mil toneladas de tâmaras, gerando mais de 535 milhões de dinares tunisinos, contra cerca de 80 mil toneladas no mesmo período anteror.
Segundo o diretor-geral da Associação Interprofessional das Tâmaras, Samir Ben Silimane, as quantidades exportadas registaram um crescimento de 1,8 por cento, mas uma diminuição em termos de valor de 3,7 por cento.
Explicou esta situação pela queda dos preços devido à forte concorrência de outros países produtores e pela instabilidade dos mercados externos devido à disseminação do coronavírus (covid-19).
As quantidades exportadas distribuem-se por 82 países ao redor do mundo, com Marrocos a liderar com pouco menos de 21 mil toneladas, seguido da França com 6,4 mil toneladas, da Itália com mais de 6,3 mil toneladas e da Alemanha com quase seis mil toneladas.
Outros países destinatários são a Malásia com 5,6 mil toneladas, a Espanha com 4,2 mil toneladas, a Indonésia com 3,8 mil toneladas.
As quantidades exportadas de tâmaras orgânicas atingiram seis mil toneladas no valor de 45,8 milhões de dinares tunisinos, ou 7,4 por cento das quantidades exportadas e 8,6 por cento do valor.
As tâmaras biológicas foram exportadas para 31 países.
Les dattes biologiques ont été exportées vers 31 pays.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR 23março2021