Tunísia examina situação de subsarianos face ao coronavírus
Túnis, Tunísia (PANA) – A situação dos estrangeiros na Tunísia, nomeadamente das comunidades subsarianas, face ao Covid-19, esteve no centro de uma reunião que terça-feira, em Túnis, entre o ministro tunisino do Interior, Hichem Mechichi, e o seu colega dos Assuntos Sociais, Mohamed Kchaou.
Presenciaram o encontro o vice-ministro dos Direitos Humanos, Relações com as Instâncias Constitucionais e Sociedade Civil, Ayachi Hammami, e vários outros quadros superiores governamentais.
A reunião examinou as vias e meios a encontrar para enquadrar os estrangeiros em geral e, em particular, os cidadãos dos países africanos a sul do Sara durante este período excecional.
Decidiu pela necessidade de garantir as obrigações vitais aos estrangeiros bem como aos nacionais.
Os participantes no encontro adotaram uma série de medidas ligadas ao funcionamento do trabalho das organizações que contribuem para o enquadramento dos estrangeiros, na Tunísia, dando-lhes ajuda financeira, apelando a todos os proprietários imobiliários para adiar o pagamento das rendas para o mês de abril e maio.
Os participantes defenderam igualmente a suspensão do fim dos prazos regulamentares de permanência, na Tunísia, a partir de 1 de março até à extinção da causa.
A reunião seviu igualmente para lançar um apelo aos estrangeiros, convidando-os a respeitar o recolher obrigatório e o confinamento sanitário geral e ligar para o 190 em caso de necessidade.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 08abril2020