Agência Panafricana de Notícias

Tunísia evita entregar à justiça Líbios litigiosos

Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia evita doravante deter Líbios procurados pela Justiça devido à situação confusa prevalecente na Líbia, declarou domingo o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Taieb Baccouche.

Numa declaração a uma rádio local tunisina, Baccouche acrescentou que « a nossa preocupação atual é conduzir os Líbios procurados pela justiça ao seu país ».

O chefe da diplomacia tunisina afirmou que existe uma mafia na Líbia, de que fazem partes Tunisinos, implicada em operações de rapto de seus compatriotas.

Vários raptos de Tunisinos foram registados nos últimos anos em certas províncias da Líbia controladas por milícias armadas e por organizações terroristas que, geralmente, pretendem assim pressionar as autoridades tunisinas a fim de lhes propor uma troca contra Líbios detidos e procurados pela justiça por crimes terroristas ligados a violações dos direitos humanos, assinala-se.

As autoridades tunisinas avisam, várias vezes, aos seus concidadãos para não viajarem para a Líbia apelando aqueles que já lá residem para regressarem à Tunísia na sequência de atos de massacres, violências e sequestros na maioria das províncias líbias, soube-se de fonte segura.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/DD 08nov2015