Tunísia em 30.ª posição no ranking africano em matéria de concessão de vistos de entrada
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia classificou-se no 30.º lugar no ranking dos países africanos em termos do índice de abertura de vistos africanos, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
Segundo um relatório divulgado quinta-feira pela Comissão da União Africana e pelo Banco Mundial de Desenvolvimento (AfDB), a Tunísia figura igualmente entre os 10 países que fizeram um grande progresso em termos de abertura de políticas de vistos durante o período 2016-2020, ao lado de Angola, do Benin, da Etiópia, do Gabão, do Malawi, da Nigéria, de São Tomé e Príncipe, da Serra Leoa e do Zimbabwe.
De acordo com o texto, os países africanos dirigem-se para uma tendência altista na facilitação das condições de concessão de vistos e de acolhimento dos viajantes africanos.
Em 2020, a Gâmbia juntou-se às ilhas Seicheles e ao Benin, como países que autorizam os Africanos a entrarem nos seus territórios sem vistos, diz o relatório.
O documento relata igualmente um aumento significativo dos vistos eletrónicos disponibilizados para viajantes por 24 países africanos, incluindo a Tunísia.
No entanto, o documento sublinha que, apesar dos ganhos obtidos, os resultados mostram que Africanos ainda precisam de vistos para viajarem para 46 por cento dos países africanos.
O Índice de abertura dos Vistos em África mede o grau de abertura dos países africanos em termos de vistos, examinando as suas exigências de entrada para cidadãos de outros países africanos, recorda-se.
O Índice acompanha a evolução dos resultados dos países ao longo do tempo, para mostrar quais países melhoram as suas políticas de vistos ao promoverem uma maior liberdade de movimento de pessoas em toda África.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/MAR/DD 11dez2020