Tunísia e Senegal realçam suas relações especiais
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e o Senegal realçam o nível das suas relações especiais que remontam a mais de meio século, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
O realcefoi feito pelos Presidentes tunisino e senegalês, Kaïs Saied e Macky Sall, respetivamente, durante uma conversa telefónica.
Os dois interlocutores expresseram igualmente a sua determinação comum a consolidá-las em todos os domínios, considerando-as cada vez mais como "um exemplo de cooperação africana horizontal."
De acordo com um comunicado da Presidência tunisina, o Presidente Saied referiu-se, nessa ocasião, à iniciativa que tomou a nível da Organização Nações Unidas (ONU) que resultou num projeto de resolução apresentado ao Conselho de Segurança, relativo à ativação da solidariedade internacional face à pandemia do coronavírus que abalou o mundo.
Neste contexto, ele defendeu que todos os Estados devem beneficiar igualmente de medicamentos e de vacinas, uma vez que, frisou, a saúde é um dos direitos humanos.
Por sua vez, o Presidente senegalês comprometeu-se a apoiar o projeto e a convidar representantes senegaleses na ONU para a estudarem-no a fundo, de acordo com o comunicado.
Os dois estadistas também trocaram convites para visitarem os dois países reciprovamente, e congratularam-se com o "Eid El-Fitr" (o fim do ramadão), que será celebrado nos próximos dias, acrescentou a mesma fonte.
-0- PANA BB/DIM/DD 18maio2020