Tunísia e Quénia assinam três memorandos de entendimento
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia e o Quénia assinaram três memorandos de entendimentos nos domínios de concertação política, formação profissional, emprego e saúde, anunciou um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros.
O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui, que iniciou no mesmo dia uma visita de trabalho ao Quénia, assinou estes acordos com a sua homóloga queniana, Monica Juma.
Segundo o comunicado, as duas partes examinaram os laços históricos iniciados desde a independência dos dois países e as vias e meios de reforçar a cooperação bilateral nos diferentes domínios antes de decidir para a organização, em Túnis, início de 2020 da primeira sessão da Comissão Mista entre os dois países.
Jhinaoui exprimiu a sua satisfação em relação à evolução, nos últimos anos, das relações bilaterais com o Quénia, afirmando a importância ligada à necessidade de diversificar e enriquecer a cooperação entre Túnis e Nairobi, nomeadamente, depois da adesão da Tunísia ao Mercado Comum dos Países da África Austral e Oriental (COMESA) e da assinatura da Zona de Livre Comércio Continental Africana.
Entre os setores destacados como sendo de valor acrescentado, figuram a saúde, o ensino superior, o turismo e a mulher.
Relativamente à atualidade regional e internacional, as duas partes discutiram sobre questões de interesse comum, nomeadamente, as relativas à situação nalguns países africanos, indica um comunicado, sublinhando que os dois ministros insistiram na necessidade de coordenar as suas posições para enfrentar os desafios de segurança e de desenvolvimento.
O Fórum dos Negócios tunisino-queniano decorreu, a 21 de março último, em Nairobi, na presença de ministros dos dois países e de 50 empresários tunisinos que evoluem em diferentes setores, nomeadamente, nas indústrias alimentar e médica.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 09out2019