Tunísia e ONU avaliam processo político na Líbia
Túnis, Tunísia (PANA) - Os esforços das Nações Unidas para fazer avançar o processo político na Líbia dominaram as conversações desta terça-feira entre o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros e o enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Jan Kubis, de acordo com um comunicado oficial.
Jerandi reafirmou, na ocasião, o constante empenho do seu país em apoiar os esforços onusinos para alcançar uma solução global para a crise líbia, acrescentando que a Tunísia está pronta a fornecer todo o apoio necessário ao enviado especial e à MANUL.
O chefe da diplomacia tunisina lembrou "a solidez das excelentes relações fraternas e culturais que ligam os povos tunisino e líbio", sublinhando a importância que o seu país atribui ao sucesso do processo político líbio e o seu desejo de ver este país "fraterno" restabelecer a sua estabilidade, o que terá um impacto positivo na Tunísia e em toda a região.
Citado no comunicado, Kubis saudou os ricos intercâmbios que teve com os líderes tunisinos desde a sua nomeação como chefe da Missão, expressando os seus agradecimentos àquele país pelo seu apoio contínuo às Nações Unidas e à Missão onusina na Líbia.
Jan Kubis expressou a sua compreensão pelas preocupações dos países vizinhos da Líbia, incluindo a Tunísia, que aspiram fortemente a uma solução política final na Líbia.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/DIM/IZ 17fev2021