Agência Panafricana de Notícias

Tunísia e Líbia adiam reabertura de principal posto fronteiriço

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e a Líbia decidiram adiar por 48 horas a reabertura do principal posto fronteiriço comum de Ras Jadir, para  resolver algumas questões relacionadas com o seu funcionamento, anunciou o presidente do Observatório tunisino para os Direitos Humanos (OTDH), Mustapha Abdelkrim.

Os dois países tomaram esta decisão numa reunião de coordenação realizada terça-feira e que identificou pontos de convergência sobre o funcionamento da passagem de Ras Jadir.

Enquanto se procura soluções aos pontos de divergência, a passagem será reservada exclusivamente para os cidadãos dos dois lados que desejam regressar aos seus respetivos países.

Segundo a mesma fonte, as ambulâncias líbias também estão autorizadas a entrar na Tunísia, mas sem os carros de acompanhantes.

Assim, a passagem continua fechada às atividades tradicionais e aos intercâmbios comerciais desde a decisão da Líbia, a 23 de outubro corrente, de o encerrar.

A Tunísia afirma que a passagem está aberta do seu lado.

Tanto os viajantes tunisinos como os líbios querem um melhor tratamento em ambos os países, o  respeito pela sua dignidade e um funcionamento mais eficiente, nomeadamente, para os Líbios que viajam para a Tunísia, abrindo mais corredores, afirmou Mustapha Abdelkrim.

O presidente OTDH sublinhou a necessidade de reforçar os recursos humanos e logísticos, a fim de reduzir a duração das formalidades.

Pediu que a passagem da fronteira fosse reaberta o mais rapidamente possível, no interesse de ambos os países.

O Ministério líbio do Interior decidiu fechar a passagem do lado líbio para carros, pessoas e camies de carga, lembre-se.

Ras Jadir é o mais maior posto fronteiriço entre a Tunísia e a Líbia.

Os Tíbios queixam-se frequentemente dos maus tratos a que são submetidos pelos Tunisinos e da duração das formalidades  que podem levar até 20 horas, causando asim muitos  sofrimentos às famílias e aos doentes líbios.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 31out2019