Agência Panafricana de Notícias

Tunísia e Itália defendem solução política de crise na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e a Itália descartaram uma solução militar da crise na Líbia e defenderam a busca de soluções políticas, afirmou em conferência de imprensa o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros,Taeib Baccouche, no final dum encontro com o seu homólogo italiano, Paolo Gentiloni.

Taeib Babbouche disse, durante a conferência de imprensa quarta-feira, que a Tunísia se propõe a coordenar posições com os países vizinhos e a União Europeia para encontrar soluções políticas ao conflito na Líbia, sublinhando que "se as partes em conflito não chegarem a acordo temos de nos preparar para o pior''.

O chefe da diplomacia tunisina acrescentou que as duas partes também discutiram a cooperação bilateral entre a Tunísia e a Itália, nomeadamente nas áreas de investimentos económicos e sociais para permitir à Tunísia superar o período difícil que atravessa.

Por seu lado, o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros afirmou que o encontro foi uma oportunidade para reafirmar as relações profundas entre os dois países e para procurar vias e meios de os alargar.

Paolo Gentiloni sublinhou que o sucesso do processo de transição democrática na Tunísia e a estabilidade das instituições no país traduz para a Itália um terreno fértil para reforçar as oportunidades de investimento na Tunísia em diversas áreas.

O chefe da diplomacia italiana advogou a necessidade de os países da União Europeia empreenderem esforços excecionais para ajudar a Tunísia a enfrentar os desafios económicos e sociais, sublinhando a disponibilidade da Itália de jogar um papel importante neste sentido.

-0- PANA AD/IN/BEH/DIM/TON 25fevereiro2015