Tunísia e Itália analisam emigração clandestina
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saeid, recebeu, em audiência, segunda-feira, a ministra italiana do Interior, Luciana Lamorgese, com quem analisou a questão da emigração clandestina a partir das costas tunisinas para a Itália, soube a PANA de fonte oficial no local.
Nessa ocasião, o Presidente tunisino lembrou a solidez das relações entre a Tunísia e a Itália e a importância do seu reforço para melhor aproximarem as visões das duas partes.
Relativamente à emigração, o estadista insistiu na necessidade de se conjugar esforços a nível da comunidade internacional, a fim de se encontrar uma nova iniciativa para uma solução para o fenómeno .
Afirmou igualmente que as soluções de segurança não bastam para resolver a questão.
"A emigração clandestina é uma questão humana. Por isso, é preciso encontrar-se soluções para as causas”, defendeu o chefe do Estado tunisino.
A seu ver, a solução reside numa cooperação dos diferentes países que permita manter estes emigrantes nos seus países.
Do seu lado, a ministra italiana do Interior lembrou que os compromissos tomados recentemente pelas autoridades italianas sobre a regulação de emigrantes não envolvem aqueles que chegaram recentemente à Itália.
Indicou ter partilhado com o Presidente tunisino opiniões sobre o acréscimo das ondas de emigrantes clandestinos que chegam à Itália a partir da Tunísia.
Também afirmou ter examinado com o interlocutor questões atinentes à ajuda da Itália a favor da Tunísia e à natureza desta ajuda.
A visita da ministra italiana do Interior realiza-se após vários meses marcados pelo aumento das tentativas de emigração clandestina para a Itália, a partir da Tunísia.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 28julho2020