Agência Panafricana de Notícias

Tunísia e França determinados a reforçar cooperação bilateral

Túnis, Tunísia (PANA) - O chefe do Governo tunisino, Hichem Mechichi, e o seu homólogo francês, Jean Castex, declararam segunda-feira, em Paris, a sua determinação para reforçar as relações de cooperação bilateral entre a Tunísia e França.

Num encontro ocorrido, na capital francesa, as duas figuras analisaram os preparativos para a terceira edição do Conselho Superior de Cooperação, a realizar-se, em março de 2021, em Túnis, sob a presidência dos dois primeiros-ministros, segundo a página oficial do Governo tunisino.

As duas partes discutiram sobre a questão da migração e a facilitação da circulação e estadia de estudantes entre os dois países, nomeadamente depois das dificuldades registadas recentemente e ligadas à propagação do novo coronavírus (covid-19).

 Segundo a mesma fonte, o chefe do Governo tunisino saudou "a profundidade das relações bilaterais" entre os dois países, apelando à necessidade de as reforçar e desenvolver em benefício de ambos os povos.

A nível económico, Mechichi expressou a sua vontade de trabalhar mais para duplicar o investimento francês, na Tunísia, e desenvolver a consolidação da presença de empresas francesas, nomeadamente após a covid-19.

Ele garantiu ao seu homólogo francês que a Tunísia está pronta para acolher os próximos grandes eventos, incluindo o Conselho de Estado e a 18ª Cimeira da Francofonia.

Do seu lado, o primeiro-ministro francês afirmou o lugar de escolha da Tunísia como parceiro-chave e a aspiração de França de desenvolver as relações bilaterais através da duplicação dos investimentos franceses, na Tunísia, e do comércio.

Sobre a questão da migração, Castex disse que França compreendeu a situação da migração ilegal, que deve ser resolvida através de uma abordagem baseada no desenvolvimento solidário e no reforço do investimento e da cooperação.

Observou a convergência de pontos de vista entre a Tunísia e França na maioria das questões regionais de interesse comum, incluindo a crise na Líbia.

-0- PANA YY/IN/IS/DIM/IZ 15dez2020