Túnis, Tunísia (PANA) – As "excelentes" relações entre a Tunísia e os seus parceiros tradicionais europeus e a necessidade de encontrar uma nova abordagem para estas relações estiveram no centro de uma conversa telefónica, quinta-feira, entre o Presidente tunisino, Kais Saied, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Os dois estadistas reafirmaram a importância de uma nova luta coletiva contra a pandemia do novo coronavírus (covid-19) em todas as partes do Mundo.
O chefe de Estado tunisino explicou as razões que o levaram a tomar a iniciativa de apresentar ao Conselho de Segurança um projeto de resolução destinado sobre as abordagens tradicionais e a compreensão estreita da segurança.
O presidente do Conselho Europeu exprimiu o seu apoio à iniciativa tunisina e à necessidade de ultrapassar os diferendos entre alguns países, nomeadamente, as grandes potências.
As duas partes examinaram igualmente a situação na Líbia cujas complicações, segundo Saied, são consecutivas às ingerências estrangeiras, reiterando que a solução para a crise apenas pode provir dos próprios Líbios.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 01maio2020