Agência Panafricana de Notícias

Tunísia e Egito encerram espaços aéreos a aviões líbios

Tripoli, Líbia (PANA) - A Tunísia e o Egito decidiram encerrar os seus espaços aéreos aos aviões provenientes da Líbia, que têm provocado desordem nos aeroportos ainda em serviço no país, anunciaram quinta-feira fontes aeroportuárias líbias.

As autoridades aeroportuárias egípcias e tunisinas não deram nenhuma explicação sobre esta medida, precisaram as mesmas fontes, que privilegiam a hipótese de receios suscitados pela situação de segurança no país, abalado por confrontos mortíferos há vários meses.

Além disso, segundo a Agência Líbia de Notícias (LANA), as autoridades aeroportuárias egípcias anunciaram quinta-feira o encerramento do espaço aéreo líbio à navegação aérea.

Segundo esta fonte, as autoridades egípcias receberam um aviso dos controladores aéros na Líbia anunciando o encerramento do espaço aéreo, o que causou a anulação de voos das companhias líbias provenientes do Cairo para os aeroportos de Maitigua, em Tripoli, e de Misrata.

O aeroporto de Tripoli está encerrado desde 13 de julho último depois dos confrontos entre milícias rivais pelo seu controlo.

Só os grandes aeroportos de Maitigua, em Tripoli, Misrata, a cerca de 220 quilómetros a leste, e Tobrouk (leste), estão em serviço e asseguram as partidas e chegadas de voos.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 21ago2014