Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e a Alemanha assinaram terça-feira um memorando de entendimento para o estabelecimento de uma aliança do hidrogênio verde graças a uma doação alemã de 30 milhões de euros.
O memorando foi assinado pelo ministro da Indústria, Energia e Minas da Tunísia, Saloua Sghaier, e pelo Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Alemão de Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ), Norbet Barthle.
A Tunísia tem um grande potencial para se tornar num produtor de hidrogênio verde, tendo em conta os seus abundantes recursos de energia renovável e, graças a este acordo, reduzirá ainda mais as emissões de gases de efeito estufa industriais, mas também fará uma transição enérgica bem sucedida.
O hidrogênio verde, que será produzido a partir de energias renováveis, vai permitir a conservação de energia por muito tempo, ao contrário das fontes tradicionais de energia que não podem ser conservadas, disse o ministro da Indústria da Tunísia, Energia e Minas.
Ela sublinhou a importância desta coligação com um mercado de hidrogénio verde que hoje constitui um setor dinámico na Europa onde a Tunísia está em vias de se posicionar graças aos seus significativos recursos renováveis.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 16dez2020