Túnis, Tunísia (PANA) – Nenhum caso suspeito ou confirmado do coronavírus foi registrado na Tunísia, declarou quarta-feira, em Túnis, a ministra tunisina da Saúde, Sonia Ben Cheikh.
Durante uma conferência sobre medidas tomadas pelo Estado tunisino para prevenir o novo coronavírus chinês, a governante garantiu que o seu pelouro trabalha no Observatório Nacional das Doenças Novas e Renováveis, com Celúlas Regionais de Vigilância e o Centro das Operações Sanitárias e Estratégias para supervisionar este vírus.
O ministério instalou um laboratório de análises para o efeito e tomou todas as medidas preventivas para pôr à disposição todos os equipamentos de deteção e tratamento de casos suspeitos.
Acrescentou que o seu departamento tomou medidas em colaboração com o Gabinete da Aviação Civil e Aeroportos, e as Companhas Aéreas Nacionais e Estrangeiras, para anunciar qualquer caso suspeito.
Reiterou que não existe atualmente uma vacina eficaz contra o novo coronavírus mas que o mesmo pode ser tratado.
As sintomas do vírus são geralmente febre alta, tosse e dificuldades respiratórias, e a duração da sua incubação é de dois a 12 dias, indicou Ben Cheikh.
No total, 198 casos foram registados na China dos quais 56 mortos, todos neste país da Ásia, três casos no Japão, três outros na Coreia, seis em Taiwan, cinco na Tailândia, quatro em Singapura, dois no Vietname, um no Nepal, quatro na Malásia, quatro na Austrália, cinco nos Estados Unidos e três em França, informou.
-0- PANA YY/IN/MAR/DD 27jan2020