Tunís Tunísia (PANA) - A Tunísia negou, sexta-feira, ter assinado acordos com a Itália para controlar embarcações de emigrantes clandestinos no mar Mediterrâneo, segundo uma fonte próxima do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros.
Num comunicado, o Ministério negou na sexta-feira informações postas a circular pela imprensa italiana sobre a assinatura de um acordo entre os dois países, sobre a possibilidade de utilizarem embarcações e aviões para controlar e interceptar embarcações de migrantes clandestino que partem das costas tunisinas.
A mesma fonte desmentiu igualmente negociações com a ministra italiana do Interior, Luciana Lamorgese, ou qualquer outro responsável italiano sobre este assunto.
As autoridades italianas não contactaram as suas homólogas tunisinas sobre este assunto, defende a Tunísia.
Os meios de comunicação social italianos tinham publicado declarações da ministra italiana do Interior, numa entrevista quarta-feira última,a "Il Giornal", jornal italiano, sobre um acordo entre as autoridades italianas e tunisinas.
Segundo o jornal, este convénio permite às duas partes colocarem barcos e aviões para além do espaço aéreo e marítimo italiano a fim de controlarem movimentos de barcos dos migrantes clandestinos e tentativas de migração a partir das costas tunisinas.
-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/DD 14novembro2020