Agência Panafricana de Notícias

Tunísia denuncia novos planos terroristas contra segurança nacional

Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro tunisino do Interior, Hadi Majdoub, revelou que o seu departamento recebeu informações sobre a planificação, por grupos filiados na organização Daech (Estado Islâmico) na Líbia, de novas ações suicidas contra a segurança na Tunísia.

O ministro que falava durante uma sessão de audição organizada esta semana pela Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento, precisou que os mesmos grupos foram igualmente responsáveis pelos ataques contra Grande Túnis.

Ele indicou, além disso, que mil e 400 supostos membros de organizações terroristas foram entregues à Justiça, sublinhando que as forças de segurança do Exército continuam a perseguir, nas montanhas, os presumíveis movimentos terroristas.

O Ministério está a trabalhar igualmente para conter as propagandas afixadas nas redes sociais a favor das operações terroristas contra a segurança, acrescentou.

Majdoub explicou que « o ambiente em que trabalha a segurança mudou e se tornou mais complicado devido a novas tecnologias e à cibercriminalidade ligada ao ciberterrorismo.

Ele indicou que o Ministério lançou, desde 2015, um programa completo para desenvolver o trabalho de segurança, marcado pela publicação dum cartão de identidade e dum passaporte biométrico nos quais a profissão é suprimida, afirmando que este procedimento vai facilitar o trabalho da segurança.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/IZ 29abril2016