Tunísia denuncia humilhação de migrantes tunisinos em Itália
Túnis, Tunísia (PANA) - As autoridades diplomáticas tunisinas reagiram, sábado, com veemência à difusão dum vídeo julgado humilhante contra migrantes tunisinos num centro de retenção, em Itália.
Largamente partilhado na Internet, sexta-feira, o vídeo que suscitou a indignação dos internautas, mostra um oficial da Polícia a pedir, com um tom ameaçador, a um jovem migrante tunisino, para esbofetear um dos seus compatriotas e dar-lhe golpes a tal ponto que este último acabou por cair no chão e perder consciência.
Ao intervir, sábado na rádio ShemsFM de Túnis, o embaixador da Tunísia, em Roma, Moez Sinaoui, declarou ter “vigorosamente denunciado” junto do Gabinete do ministro italiano do Interior, o comportamento do polícia que “ilustra uma violação flagrante dos direitos humanos e representa uma humilhação para os Tunisinos”.
« A dignidade dos Tunisinos é uma linha vermelha » reclamou, o diplomata tunisino, notando que a Embaixada tunisina não poupará nenhum esforço para iniciar todas as medidas, os procedimentos requeridos neste caso. Ele precisou ter pedido às autoridades italianas para “suspender imediatamente das suas funções o polícia incriminado”.
O diplomata indicou que o Ministério italiano do Interior lhe garantiu que medidas já foram tomadas para o efeito.
Ele acrescentou que o cônsul da Tunísia, em Palermo, se deslocou, sábado, em companhia dum advogado, ao centro onde o incidente ocorreu e onde ele se reuniu com a representante do Ministério Público que lhe informou ter aberto um inquérito com urgência” sobre este caso que será examinado, a 24 de junho corrente.
-0- PANA BB/IS/FK/IZ 21junho2020