Tunísia defende disponibilização de vacinas a favor de Africanos
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Othman Jerandi, reiterou o apelo do seu país à necessidade de se disponibilizar vacinas anti-covid-19 para todos os povos africanos.
No seu discurso durante a 34.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), Jerandi pediu também a aceleração da distribuição ao povo "irmão" palestino de equipamentos médicos e paramédicos por causa das dificuldades relacionadas à pandemia do coronavírus, indica um comunicado publicado segunda-feira pelo Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros.
O chefe da diplomacia tunisina anunciou a resposta positiva da Tunísia ao apelo lançado pela UA para contribuir para o Fundo de Luta contra a Pandemia do Coronavírus com um milhão e 400 mil dinares, por decisão do Presidente da Tunísia, Kais Saeid.
O apelo reflete os princípios humanitários de solidariedade e o reforço da unidade africana, acrescentou o comunicado.
O governante destacou os esforços da Tunísia, desde a sua ascensão à presidência rotativa do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas para tornar audível a voz de África e defender seus interesses e direitos, e seus esforços consagrados pela publicação da resolução 2532 da Nações Unidas sobre um cessar-fogo em todo o mundo, durante a pandemia da covid-19, vista como uma ameaça à paz e segurança internacionais.
Esta resolução, promovida pela Tunísia, permitiu lançar bases para uma paz duradoura no Iémen, na Líbia e na Síria, assinala-se.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 08fevereiro2021