Tunísia cria comité de apoio a estudantes africanos no país
Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro tunisino do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Slim Chora, anunciou, quarta-feira, na Assembleia dos Representantes do Povo Tunisino (Parlamento), a criação de um comité encarregado de solucionar os problemas dos estudantes africanos, na Tunísia.
O Ministério do Ensino Superior trabalha em colaboração com o Ministério dos Assuntos Sociais, associações humanitárias e estruturas do ensino superior privadas para dar ajudas a quase oito mil estudantes estrangeiros nas universidades tunisinas, precisou Chora.
Estudantes e refugiados oriundos dos países da África Subsariana estão confrontados com enormes dificuldades, neste período de confinamento sanitário geral instaurado pelas autoridades tunisinas, para conter a propagação da pandemia do novo coronavírus (covid-19), tornando-os incapazes de satisfazer as suas necessidades vitais.
Os estudantes e trabalhadores provenientes da África Subsariana são considerados como mais expostos aos efeitos do confinamento sanitário geral, em vigor na Tunísia desde 18 de março último.
Um grande movimento de solidariedade foi lançado pelo Crescente Vermelho tunisino e por associações humanitárias, que criaram “uma célula de solidariedade Covid-19-Tunísia”.
No entanto, nenhuma medida prática clara foi até agora tomada no plano oficial, nomeadamente, sobre a necessidade de garantir a estes estudantes os meios de sobrevivência e uma cobertura sanitária.
Vários estudantes costumam trabalhar nos resturantes, cafés e armazéns de grandes superfícies para suprir as suas necessidades, a ponto de serem considerados como uma mão-de-obra ativa na economia da Tunísia, mas o surto do vírus mortal pôs termo às suas atividades.
A Associação dos Estudantes e Estagiários Camaroneses, na Tunísia, endereçou, a 1 de abril último, uma carta aberta intitulada “à Tunísia e seu povo” para chamar a atenção para as dificuldades, nomeadamente, financeiras que vivem os seus membros.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 17abril2020