Tunísia continua sem caso de coronavírus
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia ainda não registou nenhum caso suspeito ou confirmado do coronavírus, afirmou segunda-feira, num comunicado, o Ministério tunisino da Saúde.
Até data de 28 de fevereiro de 2020, a supervisão e o acompanhamento diários, num período de 14 dias, deixou de ser aplicável a 565 viajantes chegados à Tunísia num total de 911 pessoas, indica o Ministério, confirmando que, entre os viajantes, há os que deixaram o país antes do fim do período de isolamento.
A mesma fonte revelou contudo que 346 viajantes estão ainda submetidos a um acompanhamento e um controlo.
Por seu turno, o diretor-regional da Saúde de Nabeul (cerca de 60 quilómetros no sudeste da capital), afirmou, numa declarção, segunda-feira, que sete pessoas (de nacionalidade italiana e subsarianas), chegadas domingo à noite a bordo do Yacht da Itális estão sob controlo sanitário.
Esta decisão foi tomada para conter quaisquer eventualidades, embora o seu estado de saúde não apresente ameaça, indicou.
Além disso, o diretor-geral da Famárcia Tunisina, Khelil Amous, anunciou que a sua estrutura recebeu, desde janeiro e março, dois carregamentos de medicamentos destinados a aliviar o coronavírus, revelando que estes medicamentos não servem para a prevenção, mas para reduzir os efeitos da doença no caso de contaminação.
São postos à disposição do Ministério da Saúde para utilização se o país registar um ou casos desta doença, acrescentou.
O novo ministro do Interior, Hichem Mechichi, declarou que o "Estado tunisino tomará todas as medidas necessárias para garantir a proteção da comunidade chinesa que vive na Tunísia”, em reação a comportamentos xenófobos cometidos por Tunisinos contra um Chinês instalado no país há um ano.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 02março2020