Tunísia contabliza 48 novos óbitos ligados ao coronavírus
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia assinalou 48 novos óbitos ligados ao coronavírus (covid-19), elevando a 10 mil 352 o total desde o início da pandemia no país, anunciou segunda-feira o Ministério tunisino da Saúde.
O país registou igualmente mil 285 novas infeções confirmadas, na sequência de análises laboratoriais numa amostra de seis mil quatro pessoas, alegou a mesma fonte.
Reagindo à situação epidemiológica, o ministro tunisino da Saúde, Fawzi Mehdi, descreveu-a como "perigosa e crítica", indicando que a média de óbitos é de 65 por dia.
Disse que o Comité Científico de Luta contra o Coronavírus se reúne nesta terça-feira para fazer recomendações ao Comité Nacional que, por sua vez, se reunirá um dia depois para tomar medidas.
Por sua parte, a porta-voz do Comité Científico, Jelila Ben Khalil, evocou a perigosidade da situação epidemiológica na Tunísia, após a aceleração da contaminação e o aumento do número de óbitos, considerando que a Tunísia está atualmente a pagar pelo incumprimento de medidas preventivas.
O Sindicato Geral do Ensino Superior e Investigação Científica apelou, segunda-feira, à interrupção dos ensinos presenciais nas universidades e à recusa de retomar aulas antes da segunda quinzena do mês do maio próximo.
A seu ver, qualquer regresso às aulas antes desta data "é uma espécie de suicídio que pode causar a morte de vários universitários e intervenientes nas atividades universitárias.
O sindicato responsabiliza totalmente o Ministério da tutela pela segurança de todos, "se não pararmos as aulas presenciais antes da diminuição das contaminações pela covid-19."
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 27abril2021