Agência Panafricana de Notícias

Tunísia com 3.074 novos casos de coronavírus em 24 horas

Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou, segunda-feira, três mil 74 novos casos de coronavírus em 24 horas, ou seja um recorde, resultantes de 12 mil 334 testes realizados a 10 de janeiro, anunciou um comunicado do Ministério da Saúde.

O total de casos confirmados de covid-19 situa-se agora em 162 mil 350, incluindo 119 mil 446 curas.

No mesmo dia, foram registados 69 óbitos adicionais, ou seja, um somatório de cinco mil 284.

Segundo a nota, mil 729 pacientes estão atualmente hospitalizados, incluindo 361 em cuidados intensivos e 124 sob respiradores artificiais.

Tendo em conta estes números elevados, a porta-voz do Ministério da Saúde, Nisaf Ben Alaya, descreveu a situação sanitária na Tunísia como sendo "muito crítica", atribuindo-a em particular ao incumprimento, por parte dos cidadãos, das medidas decretadas pelas autoridades ao abrigo do protocolo sanitário, relativamente ao uso de máscaras faciais de proteção e o distanciamento social nos espaços públicos e transportes coletivos.

Frisou que novas medidas deverão ser tomadas terça-feira pela Comissão Nacional de Luta contra o Coronavírus, com o objetivo de travar a propagação do vírus julgado "preocupante" pelo representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Yves Souteyrand.

Este último foi recebido em audiência segunda-feira pelo Presidente tunisino, Kaïs Saied, a quem manifestou a disponibilidade da OMS para aumentar a coordenação com autoridades tunisinas a fim de acelerarem o fornecimento de vacinas contra o coronavírus ao país, o mais rapidamente possível, de acordo com um comunicado da Presidência tunisina.

Durante esta reunião, o chefe do Estado tunisino apelou à distribuição igualitária das vacinas entre diferentes países, independentemente das capacidades económicas e financeiras de uns e de outros.

-0- PANA BB/JSG/DIM/DD 12janeiro2021