Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia contablizou 24 novos óbitos relacionados com o coronavírus (covid-19) e 313 novas infeções, na sequência das análises de laboratório em 3.126 amostras, anunciou o Ministério tunisino da Saúde.
O Ministério diz, num comunicado à imprensa, que um total de 1.081 pacientes estão atualmente hospitalizados em várias unidades de saúde do país, incluindo 274 em unidades de cuidados intensivos.
O presidente da Associação tunisina para a segurança sanitária e ambiental, Yamen Aydi, disse que a decisão de aliviar as medidas preventivas e o levantamento de certas restrições estão em total contradição com a situação epidemiológica atualmente prevalecente no país.
O alívio decidido não está ligado à evolução da situação epidemiológica, mas é o resultado da pressões de lobbies e pontos de interesses poderosos, disse Aydi.
O médico acrescentou que o maior erro cometido pelo Governo é não ter preparado um plano económico e social e de comunicação paralelo ao adotado a nível sanitário para lidar eficazmente com a crise sanitária e sem criar problemas entre os dois setores (económico e sanitário).
Afirmou que a situação epidemiológica ainda se encontra a um nível elevado e que 20 por cento dos testes dão positivo.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/IZ 09março2021