Tunísia com 2.700 seropositivos
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia registou dois mil 700 pacientes de sida, desde o aparecimento da doença até 2018, revelou terça-feira a Direção de Prevenção Sanitária (DPS) do Ministério tunisino da Saúde.
Num comunicado divulgado nas vésperas da celebração, a 1 de dezembro, do Dia Mundial de Luta contra a Sida e Doenças Sexualmente Transmissíveis, a DPS fixa em 156 o número de novos casos de pessoas que vivem com o vírus da doença das quais 50 são emigrantes.
Estes pacientes compreendem 58 por cento de homens, 39 por cento de mulheres e três por cento de crianças de menos de 15 anos de idade, precisou a fonte.
O número de seropositivos que beneficiam de tratamento de triterapia atingiu mil e 84 pacientes dos quais 30 crianças repartidas entre 16 rapazes e 14 meninas e 126 estrangeiros, indicam as estatísticas fornecidas pelo Ministério tunisino da Saúde.
Os tratamentos são 100 por cento gratuitos e fazem-se em quatro divisões universitárias especializadas que assistem também psicologica e socialmente os pacientes, enquanto que aqueles são pobres beneficiam de transportação gratuita e uma bolsa mensal dada pelo Ministério tunisino dos Assuntos Sociais sem contar as ajudas prestadas por estruturas da sociedade civil.
Segundo as últimas estatísticas divulgadas, o número de seropositivos no Mundo, registados até 2018, é de cerca de 75 milhões de pessoas e o número de casos registados em 2018 é de um milhão e 700 mil pacientes dos quais 770 mil mortos no mesmo ano.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 26nov2019