Tunísia com 16 novos óbitos relacionados com coronavírus
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia soumou, sexta-feira, 16 novos óbitos ligados ao coronavírus (covid-19) e 841 novos casos positivos da doença, confirmados por análises laboratoriais efetuadas em cinco mil 653 amostras, anunciou o Ministério tunisino da Saúde .
Os novos casos de óbitos elevam a oito mil 506 o total, ao passo que o dos novos casos positivos aumentaram para 244 mil 776, desde o início da pandemia em março de 2020, disse o Ministério no seu boletim diário sobre a situação epidemiológica.
O acumulado de pacientes curados da doença é de 221 mil 561 desde o início da pandemia.
Um total de mil 25 pacientes estão atualmente hospitalizados em diferentes unidades de saúde do país, incluindo 260 em unidades de cuidados intensivos e 89 pessoas entubadas, segundo a mesma fonte.
Referindo-se à vacinação, uma fonte próxima do Ministério tunisino da Saúde afirmou que, até ao momento, apenas cinco mil 538 trabalhadores de saúde foram vacinados desde o início da campanha de vacinação a 13 de março corrente.
O número de profissionais de saúde, de quadros médicos, de paramédicos e de prestadores de cuidados sanitários estima-se em 120 mil agentes na Tunísia.
A mesma fonte afirmou que nada impede a importação da vacina Astrazeneca desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) certificou a sua eficácia e segurança.
Um carregamento da vacina britânica Astrazeneca é esperado brevemente na Tunísia, revelou a mesma fonte, acrescentando que este carregamento, que inclui 136 mil doses, foi financiado no quadro da iniciativa Covax da OMS.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 20março2021