Tunísia celebra dia mundial de África
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia, à semelhança dos povos e países africanos, celebrou, sábado, o Dia Mundial de África, alusivo à comemoração anual da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), a 25 de maio de 1963.
A cerimónia realizou-se sábado à noite, sob a égide do ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros e na presença dos representantes das embaixadas africanas acreditados e dos membros das comunidades africanas residentes na Tunísia.
"A Tunísia renovou, nesta ocasião, o orgulho de pertencer a este continente promissor", afirma um comunicado do ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros, sublinhando “a prioridade atribuída a África na política externa da Tunísia”.
A Tunísia reiterou a sua vontade de "continuar a sua contribuição eficaz para a consolidação dos laços de solidariedade e de cooperação comuns a fim de realizar a integração africana desejada ao reforçar as bases da paz, da segurança e da estabilidade em todas as regiões do continente”m lê-se na nota.
A criação da OUA, a 25 de maio de 1963, em Addis Abeba (Etiópia), foi uma fase importante na marcha do continente para a sua libertação e na aspiração a um futuro melhor.
Na altura, 33 chefes de Estado africanos, dos quais Nkrumah (Gana), Senghor (Senegal), Nasser (Egito), Sekou Touré )Guiné Conalry) e Nyerere (Tanzânia), reuniram-se, em Addis Abeba, ao lado do então imperador etíope, Haïlé Sellasié, para declarar o nascimento da OUA.
-0- PANA YY/IN/FK/DD 26maio2019