Agência Panafricana de Notícias

Tunísia beneficia de ajuda internacional para recuperar bens de Ben Ali

Paris, França (PANA) – A Tunísia vai beneficiar duma assistência jurídica internacional para recuperar os bens depositados no estrangeiro pelo ex-Presidente tunisino, Zine El-Abidine Ben Ali, e pelos seus próximos, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.

Segundo a Facilidade Africana de Apoio Jurídico (ALSF), uma instituição internacional apoiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), a assistência jurídica vai traduzir-se em colocar à disposição das autoridades tunisinas de transição advogados, conselheiros jurídicos e outros peritos especializados em recuperação de “bens mal adquiridos”.

A assistência jurídica vai sobretudo permitir avaliar, situar, securizar e repatriar, amistosamente ou por decisão de Justiça, os haveres indevidamente adquiridos pelo antigo Presidente tunisino e pelos seus próximos.

Estimados em várias centenas de milhões de euros, estes bens mobiliários e imobiliários estão repartidos, nomeadamente, entre França, Suíça, Árabia Saudita e Grã-Bretanha.

Após 23 anos de liderança sem partilha, Zine el-Abidine Ben Ali foi destituído do poder a 14 de janeiro último pela fúria popular tunisina.

A sua esposa Leïla e os seus próximos acumularam uma imensa fortuna graças ao controlo dos pilares mais rentáveis da economia nacional, tais como a importação e exportação, a telefonia móvel, os bancos e o turismo.

-0- PANA SEI/JSG/FK/IZ 10junho2011