Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia assumiu oficialmente, quinta-feira à noite, a presidência da Conferência Ministerial da Organização Internacional da Francofonia (OIF), substituindo a Arménia, no termo dos trabalhos da 36ª sessão da conferência dos ministros francófonos, organizada de 30 a 31 de outubro, em Mónaco (França).
Segundo o Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros, o mandato tunisino é de dois anos durante o qual o país organizará a 18ª Conferência da Francofonia.
O secretário de Estado tunisino para os Negócios Estrangeiros, Sabri Bashtobji, agradeceu aos 88 países- membros pela confiança depositada na Tunísia para acolher a próxima cimeira.
A próxima cimeira da Francofonia vai coincidir com o cinquentenário da criação da Agência de Cooperação Cultural e Técnica, a 20 de março de 1970, em Niamey, no Níger, que se transformou depois em Organização Internacional da Francofonia da qual o antigo Presidente tunisino, Habib Bourguiba, foi um dos pais fundadores.
O Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros divulgou recentemente, no jornal oficial, seis decisões relativas à criação de estruturas encarregadas dos aspetos organizacional e logístico da próxima cimeira, prevista para novembro de 2020.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 01nov2019