Tunísia apela a países francófonos para se unir contra efeitos de coronavírus
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Migração e Tunisinos no Estrangeiro, Othman Jerandi, apelou aos países francófonos para conjugarem esforços com vista a atenuar os efeitos da crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus (covid-19).
O governante lançou este apelo durante a abertura da 37.ª sessão da Conferência Ministerial da Francofonia que se realiza em Paris (França).
De acordo com um comunicado do Departamento dos Negócios Estrangeiros, Jerandi citou, nessa ocasião, a Resolução 2532 (2020) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, apresentada pela Tunísia e pela França para a cessação das hostilidades a fim de se enfrentar a covid-19.
Por outro lado, o chefe da diplomacia tunisina reafirmou o compromisso do seu país de realizar com êxito a próxima Cimeira da Francofonia, que, a seu ver, constitui “uma das mais importantes reuniões diplomáticas que a Tunísia acolherá em 2021.”
Esta cimeira está prevista para o fim de 2021, na ilha turística de Djerba, no sul da Tunísia, acrescentou.
Os países-membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF) estão dispostos a fornecer apoio necessário à Tunísia para garantir o sucesso desta cimeira que coincide com o 50.º aniversário da organização.
A Tunísia preside, na pessoa do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, aos trabalhos da 37.ª sessão da Conferência Ministerial da Francofonia que se realiza de 24 a 25 de novembro corrente, na sede da OIF, em Paris (França).
Quase 80 países, 50 ministros dos Negócios Estrangeiros e altos responsáveis da OIF participarão nesta conferência, indica-se.
-0- PANA BB/JSG/SOC/FK/DD 25nov2020