Tunísia anuncia 33 novos óbitos devidos à covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou 33 óbitos ligados ao coronavírus e cinco mil 398 novas contaminações confirmadas, anunciou o Ministério tunisino da Saúde.
Este novo balanço aumenta para 27.375 o total de óbitos e a 979.612 o de novos casos positivos no país desde o surto da pandemia em março de 2020, precisou a mesma fonte.
Ao falar da situação epidemiológica no seu país, o Presidente tunisino, Kais Saied, afirmou sexta-feira que a Tunísia insistiu, desde o surto da pandemia em finais de 2019, na necessidade de se aplicar uma iniciativa humanitária para enfrentar a pandemia e suas consequências.
Saied falava em conferência de imprensa realizada para anunciar os seis países africanos escolhidos para o fabrico da vacina anti-coronavírus e a sua comercialização no interior e fora de África.
Acrescentou que a Tunísia apresentou ao Conselho de Segurança, desde o início da crise sanitária mundial, uma iniciativa comum com França, orientada para este sentido, e que foi aceite e adotada por este último.
A Tunísia assumirá este compromisso e fabricará a vacina, disse o estadista tunisino, indicando que, numa tal situação humanitária, “não se pode falar de propriedade inteletual.”
Além disso, a Tunísia vai rececionar, brevemente, 50.000 doses de vacinas anti-coronavírus oferecidas pela China, anunciou nessa sexta-feira a embaixada deste país na Tunísia.
-0- PANA YY/IN/IS/SOC/FK/DD 18fev2022