Tunísia anuncia 198 novos casos de covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou 198 novos casos confirmados de coronavírus (covid-19), elevando a quatro mil 196 o total destes casos no país, desde o início da pandemia, anunciou o Ministério tunisino da Saúde, na noite da quinta-feira.
Desde a abertura das fronteiras aéreas e marítimas a 27 de junho último, a Tunísia notou três mil 193 casos confirmados de coronavírus, dos quais 574 importados, dois mil 589 locais e 34 mortes, informou a fonte.
O número de regiões classificadas como vermelhas subiu para 19, cada uma com uma média de mais de 10 casos confirmados sobre 100 mil habitantes, de acordo com dados do Observatório de Doenças Novas e Emergentes.
O novo ministro da Saúde, Fawzi Mahdi, afirmou quinta-feira que a prioridade do seu pelouro é o dossiê do coronavírus e como se prevenir dele.
“É preciso respeitarmos as medidas preventivas, principalmente para os idosos”, disse, acrescentando que, em breve, serão criadas agências de equipamentos médicos e de combate a doenças, com estruturas sanitárias numeradas.
A Tunísia atingiu uma étapa em que as contaminações se aceleraram, alertou, por sua vez, um membro da comissão científica de luta contra o coronavírus, Habib Ghdira.
Ele previu a possibilidade do registo, nas próximas semanas, de muitos casos críticos que excedem a capacidade de atendimento de hospitais, principalmente, se a contaminação dos casos locais aumentar.
Sublinhou que essa situação será um grande desafio para o sistema de saúde do país.
A Tunísia registou, na última terça-feira, 233 casos, ou seja o maior número de contaminações confirmadas num dia, desde o aparecimento do vírus no país, a 2 de março de 2020, informou.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 4set2020