Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou mil e oito novos casos confirmados de coronavírus (covid-19) após testes realizados em três mil 940 amostras, anunciou, quarta-feira à noite, o Ministério tunisino da Saúde.
A data de 27 de junho último foi uma fase perigosa no combate ao vírus na Tunísia, quando as autoridades decidiram abrir as fronteiras aéreas e marítimas do país, assinala-se.
Três meses após a abertura das fronteiras, os casos registados no país aumentaram fortemente para atingir 17 mil infeções desde o surto da pandemia no país, em março de 2020, enquanto o total era de mil 201 casos na data de 26 de junho de 2020.
Assim sendo, o número de casos acumulados após a abertura das fronteiras é 13 vezes mais importantes do que antes desta decisão.
Vários especialistas da saúde no país qualificaram de "catastrófica” a situação sanitária, afirmando que o pessoal médico e paramédico já não está em condições de fazer alguma coisa, sobretudo face às posssibilidades limitadas de meios e ao défice enorme de camas de reanimação.
Apelaram às populações para se conformarem com as medidas de proteção para limitarem a propagação do vírus mortal, prevendo dias difíceis devido a uma importante proliferação da doença.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 1out2020