Tunísia adia formação de novo governo
Tunis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino encarregado de formar o novo governo, Habib Jemli, anunciou para as próximas 24 horas a formação da sua equipa governamental inicialmente prevista para segunda-feira.
Ele disse ter mantido um encontro com o Presidente tunisino, Kais Saied, na mesma segunda-feira, e que chegaram a acordo sobre os titulares das pastas ministeriais dos Negócios Estrangeiros e do Interior.
Segundo a imprensa local, o Movimento Islâmico-Conservador, Ennahda, que tem a maioria de deputados no Parlamento, deu ao primeiro-ministro os nomes de cinco personalidades para integrar a nova equipa do governo.
O Ennahda teria pedido ao primeiro-ministro que escolhesse entre a integração dessas personalidades no governo e a perda do seu apoio parlamentar para o voto de confiança a favor da nova equipa.
Jemli enfrenta assim uma escolha difícil, entre atender ao pedido de Ennahda e assim reconhecer que o seu governo não será independente ou desafiar a formação política maioritária com o risco de não receber o seu voto de confiança, notam os observadores.
Fontes próximas do Movimento Ennahda indicam vários líderes deste força política "estão desesperados" pelo primeiro-ministro que, segundo eles, "não respeitou os compromissos assumidos com o Ennahda depois de se recusar a contar com os líderes do seu governo da primeira e segunda fileiras do movimento".
O deputado Naji Jemeil exigiu a formação de um governo político cujo primeiro-ministro seja escolhido pelo Presidente, Kais Saied, em consulta com os partidos políticos representados no Parlamento.
O Presidente tunisino nomeou Habib Jemli, a 15 de novembro ultimo, para formar o novo governo, mas as divergências políticas entre os partidos vencedores nas eleições legislativas de 6 de outubro bloquearam as tentativas do primeiro-ministro de formar o governo.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 31dez2019