Tunísia acolhe representação da Francofonia para África do Norte
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia acolherá a sede da representação da Organização Internacional da Francofonia (OIF) na África do Norte, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
Um acordo de sede foi assinado segunda-feira em Túnis entre a OIF, representada na ocasião pela sua secretária-geral, A Rwandesa Luise Mushikiwabo, e pelo ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui.
Mushikiwabo encontra-se, desde domingo último, em Túnis para uma visita oficial de três dias à Tunísia, a convite do ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros.
Trata-se da sua primeira visita, desde a sua eleição, a 12 de outubro de 2018, à frente desta organização, assinala-se.
Segundo Jhimaoui, a assinatura deste acordo de sede visa contribuir para reforçar a cooperação e as trocas culturais entre os países da região.
Acrescentou que as discussões permitiram-lhes abordarem propostas sobre a reestruturação e o desenvolvimento da OIF, sob a direção de Mushikiwabo.
Anunciou que um comité de alto nível será criado em finais do ano de 2019, para preparar a próxima cimeira francófona.
A visita da secretária-geral da OIF inscreve-se no quadro da coordenação e da concertação contínuas, na perspetiva da realização deste fórum em novembro de 2020 em Túnis.
A mesma cimeira coincidirá com o cinquentenário da criação da OIF, da qual o primeiro Presidente da Tunísia, Habib Bourguiba (1957 a 1987), foi um dos fundadores, acrescentou o chefe da diplomacia tunisina, indicou o chefe da diplomacia tunisina.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 16 abril2019