Agência Panafricana de Notícias

Tunísia acolhe conferência africana sobre educação

Túnis- Tunísia (PANA) -- Uma conferência de três dias dos ministros africanos das Finanças e da Educação sobre os meios de apoiar a dinâmica educativa e económica em África no contexto da crise financeira mundial actual começa quarta-feira em Túnis, capital da Tunísia.
Ela tem por objectivo engajar os ministros africanos da Educação e das Finanças num diálogo com os seus parceiros externos sobre as opções que visam apoiar os progressos de África nos domínios da educação e do desenvolvimento económico no contexto de abrandamento da economia mundial.
Cerca de 200 participantes são esperados nesta conferência que permitirá desenvolver a compreensão e o consenso entre diferentes actores chaves sobre a problemática e as capacidades necessárias aos Ministérios das Finanças e da Educação para excercer uma liderança conjunta com vista a alinhar as estratégias de desenvolvimento da educação nas agendas nacionais de crescimento económico.
Entre os participantes figuram ministros de cerca de 30 países da África Subsariana, dos quais a Nigéria, a Etiópia, o Egipto, a RD Congo, a África do Sul e o Sudão.
A reunião, que termina sexta-feira, é conjuntamente organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA), pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelo Banco Mundial com o apoio dos parceiros doadores do projecto Educação para Todos.