Tunísia acolhe TICAD VIII em 2022
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia acolherá a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD )VIII, anunciou segunda-feira à noite o ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros.
Escolha da Tunísia para acolher este importante evento foi feita segunda-feira última pela 33.ª cimeira da União Africana (UA) em Addis Abeba, na Etiópia.
A TICAD VIII, prevista para 2022 em Túnis, será a maior reunião internacional que organizará a Tunísia, desde a sua independência (20 de março de 1956), do ponto de vista do número de participantes.
Entre os convidados figuram 50 chefes de Estado e chefes de Governo africanos, além do primeiro-ministro japonês e dos membros do seu Governo, bem como vários responsáveis de organizações internacionais.
No fórum são esperados mais 11 mil representantes dr estruturas dos setores público e privado nipónicos e africanos, mais peritos, académicos e financiadores”, lê-se na nota.
O encontro é uma iniciativa lançada em 1993 pelo Governo do Japão, com a participação da União Africana, do Escritório do Conselheiro Especial das Nações Unidas para África, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Mundial (BM), para promover um diálogo político de alto nível entre dirigentes africanos e seus parceiros no domínio do desenvolvimento.
A Tunísia será o segundo país africano, depois do Qu+énia em 2016, a acolher este fórum, cujas seis primeiras edições foram organizadas no Japão.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 11fev2020