Tunísia acolhe Fórum sobre Economia Azul em África
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O segundo Fórum sobre a Economia Azul em África (FEBA) realizar-se-á de 25 a 26 de junho próximo em Túnis, na Tunísia, anuncia um comunicado transmitido à PANA em Abidjan.
O encontro versará sobre oportunidades oferecidas neste setor de atividade, segundo a fundadora e presidente do Cnselho de Administração de “Blue Jay Communication”, organizadora do FEBA, Leila Ben Hassen.
Esta edição do fórum está mais do que nunca virada para a ação a fim de criar parcerias, facilitar investimentos e criar empregos para a juventude africana, envolvendo cada vez mais mulheres na cadeia de valores da economia azul.
« Eu penso que é impossível hoje falar do crescimento se ele não for sustentável e se não tivertmos em conta o seu impacto social e ambiental”, acrescentou Ben Hassen.
Discussões durante FEBA 2019 permitirão analisar nomeadamente temáticas ligadas às parcerias entre o público e o privado; à pesca e à aquacultura, aos portos e ao comércio, à energia dos oceanos e à governação e à segurança.
Também dirão respeito à poluição e à gestão de resíduos, à autonomização das mulheres no setor marítimo, à educação dos jovens e à tecnologia e aos financiamentos dos oceanos.
O FEBA de 2019 reunirá mais de 150 delegados internacionais, nomeadamente peritos dos oceanos, decisores públicos, empresários e investidores, bem como representantes da sociedade civil e das organizações multilaterais.
Durante a sua primeira edição, os intervenientes e delegados sublinharam a importância da cooperação internacional, da educação e de financiamentos inovadores para desenvolver a economia azul em África em grande escala.
Lembraram nomeadamente que, para chegarem a isso, os Governos e o setor privado deverão imperiosamente adotar uma abordagem concertada e coordenada.
Com base nestas recomendações, o FEBA de 2019 dará ênfase às oportunidades de investimento no setores tradicionais e emergentes para um desenvolvimento sustentável em África.
A indústria marítima africana estima-se em cerca de mil biliões de dólares americanos por ano, ao passo que o valor dos ativos dos diferentes ecossistemas da economia azul seria de 24 mil biliões de dólares americanos.
A economia dos oceanos representa um enorme potencial em matéria de criação de empregos e de fontes de receitas para as comunidades locais,
Também dá uma resposta às problemáticas da mudança climática e da durabilidade dos recursos naturais.
-0- PANA BAL/BEH/SOC/FK/DD 30março2019