Tunis, Tunísia (PANA) - O comité nacional da Tunísia, para o acompanhamento da cooperação com o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) nsistiu terça-feira na necessidade de se instaurar uma estratégia global para apoiar a adesão da Tunísia a este espaço económico.
Os membros do comité afirmaram na reunião presidida pelo ministro tunisino do Comércio, Mohamed Msilini, a necessidade para esta estratégia tomar em conta os aspetos logístico, de financiamento e a instauração das políticas de avaliação, indicou um comunicado do Ministério tunisino do Comércio publicado no seu site.
O comité abordou, durante esta reunião as decisões, medidas e atividades que foram adotadas para executar o acordo do COMESA e as vantagens ligadas a adesão da Tunísia a este mercado. Este comité é a estrutura encarregue de executar os engajamentos da Tunísia e o acompanhamento da cooperação com este agrupamento regional em todas os domínios.>
A Tunísia tornou-se membro do COMESA, em julho de 2018, durante a cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países membros realizada, em Lusaka, na Zâmbia. O Parlamento tunisino aprovou o acordo a 27 de março de 2019.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 14julho2020