Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia está a negociar com vários laboratórios para acelerar a aquisição de vacinas anti-Covid, antes de fevereiro próximo, declarou, terça-feira, o ministro da Saúde, Faouzi Madhi.
Ex-diretor-geral do Instituto Pasteur de Túnis, Hachemi Louzir previa a chegada dos primeiros lotes de vacinas Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em abril próximo.
Segundo ele, dois milhões de doses desta vacina serão entregues ao laboratório americano Pfizer e ao seu parceiro alemão BioNTech a favor da Tunísia, a partir do segundo trimestre do ano de 2021.
Revelou um acordo assinado com o Ministério da Saúde para a obtenção deste valor àrazão de sete dólares a dose.
A Tunísia está também em negociações com autoridades russas para adquirir a vacina Sputnik, "a primeira registada no mundo e validada a 11 de agosto pelo Ministério da Saúde russo", segundo o governante.
A escolha desta vacina baseia-se nos primeiros resultados que mostram a sua eficácia no combate ao coronavírus, afirmou.
Segundo o ministro, o objetivo das autoridades tunisinas é, numa primeira etapa, vacinar "gratuitamente" 20 por cento da população e, posteriormente, 50 por cento dos cerca de 12 milhões de habitantes da Tunísia.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 12janeiro2021